Depois de trabalhar duro por cinco dias, espremer-se no metrô, parar horas no trânsito, todo mundo quer uma cerveja, um doce... Mas o melhor que você pode fazer pelo seu corpo é encarar o regime na própria sexta, não engordar no fim de semana e sair dois dias antes da turma da segunda-feira!
Responda rápido: dieta combina com sexta-feira?
Se você pensa que sim, parabéns! São raras as pessoas que raciocinam assim (todas magras, diga-se de passagem). Quase sempre eu escuto sonoros “nãos” como resposta. Então quando pergunto qual seria o dia mais adequado para começar a dieta, geralmente me apontam a segunda-feira. Afinal, trata-se do início de um novo ciclo de trabalho. Mas seria também o início de um novo ciclo de vida? Não. É certo que toda segunda-feira exige muita disciplina, assim como as terças, quartas, quintas e até as sextas-feiras. Também é verdade que a disciplina é um dos ingredientes mais importantes para manter-se na linha, sempre em forma. Mas não basta ter disciplina se não houver “vontade de mudança”. E ela sempre aparece na sexta-feira. Podem reparar. Toda sexta-feira, por pior que esteja nossa agenda, sempre encontramos tempo para refletir sobre a vida. Ou, pelo menos, para pensar como vamos celebrar a vida no fim de semana. Refletir é pensar em chances. Triste é que, entre os primeiros programas sonhados para o fim da semana, destaca-se o de dormir até tarde no dia seguinte. “Atividade” que é seguida de uma série de programas passivos, do tipo cinema, barzinho, cabeleireiro, shopping, fofoca com as amigas e futebol para os homens (assistir, não jogar, que fique claro).
Do macarrão à feijoada
Pior ainda são os alimentos campeões de audiência do fim de semana. Feijoada, churrasco, pizza, macarronada, entre outros exageros energéticos que vão da rabada com polenta ao fast food das crianças. Nada leve. Nada light. Tudo mergulhado na gordura... e todas as boas intenções da semana se tornam um quilo a mais em seu corpo.
A curtição de cozinhar
Que tal aproveitar a próxima sexta-feira para refletir em como mudar de vida? Isso mesmo! Procure ver o fim de semana como um tempo de preparação. Um momento para planejar a SUA grande virada. Agindo assim, você terá dois dias para por em prática uma rotina mais saudável e acostumar-se à idéia de mudança. Isso sim é o mais difícil. A disciplina vem naturalmente. Ela faz parte do dia-a-dia.
Para começar, planeje cardápios light. Selecione boas receitas em revistas, livros e até na internet. Ao sair do escritório, passe no supermercado e compre todos os ingredientes selecionados. A curtição já começa aí.
Outra dica é não ficar em casa de bobeira. Aposte em caminhadas pelo bairro e no parque, malhação no clube, esportes, etc. Melhor ainda se você puder fazer uma viagem que a afaste da rotina. Viagens, ainda que curtas, inspiram grandes mudanças.
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui